[Aprendendo Francês] Introdução à língua francesa e motivos para aprender o idioma

Recentemente, me apeguei muito à uma série de TV chamada “Versailles”, e também à história da França em si, de modo que me despertou a vontade de aprender o idioma. Aprender uma língua nova é sempre bom para compreender nossos filmes, séries e músicas prediletas, mas além do entretenimento há muitos outros motivos que levam uma pessoa a querer compreender o francês.


Uma pequena história e mais algumas razões
O francês é uma língua que teve origem no latim, tal como influências celtas e germânicas. Com o passar dos séculos, foi a língua utilizada pela corte francesa, motivo pelo qual logo se tornou o idioma oficial do Estado Nacional da França.  
É falado oficialmente em 29 países ao redor do mundo, e sendo assim, é uma língua diplomática. Extremamente útil se quiser seguir essa área, ou alguma outra relacionada. Sem contar que, aqui em nosso país, há inúmeras empresas francesas. Se você quiser ter um diferencial ou se quiser impressionar alguém, também é uma alternativa, já que o francês tem certo grau de dificuldade, como qualquer outra língua estrangeira (mas ainda sim, é uma excelente opção).
Há pessoas que sonham em morar ou ter experiências no estrangeiro, um motivo muito relevante para aprendê-lo. Não precisa ir longe demais, é só lembrar que metade do Canadá fala em francês! Haha (principalmente na região de Quebec)
Mas, se você é um amante dos cinemas como eu, possivelmente já ouviu falar de “Les Miserables” (Os Miseráveis), uma das maiores obras primas reconhecidas internacionalmente, baseada em um livro de mesmo nome.  E quem não conhece “Le Petit Prince” (O Pequeno Príncipe), a aclamada história de Antoine de Saint-Exupéry? Apesar do fato de estas obras já estarem traduzidas em português, saber um pouquinho de francês em razão da literatura é sempre bom, afinal, há muitos livros que ainda não foram traduzidos e que merecem o nosso carinho.
Além do que, se você quiser compreender seus filmes ou séries sem legendas, necessitará de domínio do idioma.
Para quem é fã de doramas, “The Package” se passa em Paris. Que mal tem em aprender pelo menos algumas palavras?

Ou, se você for alguém que adora conhecer lugares novos e quiser conhecer o Arco do Triunfo e a Torre Eiffel, vai ter que saber se comunicar cedo ou tarde com um nativo. Comida é outra opção, afinal, a gastronomia francesa tem pratos deliciosos, e poderia experimentar os pratos locais e/ou regiões, por exemplo, de Paris ou Nova Orleans. 
Amantes da música e das artes também precisam saber pelo menos um pouquinho de francês, se quiserem apreciar as óperas na França “Carmen”, de Bizet, “Faust”, de Gounod, “Manon”, de Massenet, ou “Samson et Dalila” de Saint-Saëns. A França, é o país das artes, então, outras razões seriam, por exemplo, a vontade de conhecer a Mona Lisa e tantas outras obras ilustres no famoso Museu do Louvre.
Então, vamos aprender este idioma?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História

Yuki Furukawa (古川雄輝)