Gêneros Literários - Subgêneros dos "Chick-Lits" - Parte II

Anthology:
As antologias são nada mais do que a reunião de várias histórias em um único livro. É indicado às pessoas que gostam de histórias curtas. 
Exemplos são: "Irish Girls - About Towns", "Cold Feet"
Glamour Lit - São um tipo de chick-lit que têm como protagonista uma menina rica pra caramba, e por vezes, esnobe. Este tipo de livro envolve personagens engajados na indústria da fama. 
-Park Avenue ou Gossip Lit - Trata-se de pessoas da alta sociedade, que se esnobam por serem ricas e que tem como cenário a Park Avenue ou algum outro lugar que tenha ligação com status. Até aparecem traições, às vezes. Um exemplo é "Gossip Girl", bem famoso entre as garotas e que até tem seriado de TV, por sinal.
-Glomourous Career Lit - Como o nome sugere, este tipo de livro tem como centro a garota que tem à carreira profissional voltada à fama, como por exemplo moda, cinema e televisão. Um exemplo é "A Modelo do Ano" 
-Famous Lit - Tem como protagonistas as garotas que são celebridades/famosas. Um exemplo é "Segredos da minha vida em Hollywood"
Teen Chick-Lit - É o chick-lit que aborda as loucuras da vida de um adolescente em geral, tal como rotina. Exemplos disso são: Série "A Garota Americana", Série "O Diário da Princesa", ambos escritos por Meg Cabot e a coleção "Fazendo o meu Filme", de Paula Pimenta. 
Mystery Lit - São chick-lits que além do romance, abordam mais mistério. Exemplos disso são: "Saga Crepúsculo" e "A Mediadora", este último escrito por Meg Cabot 
Big Girl Lit - É o chick-lit que aborda pessoas um pouco (ou muito) acima do peso. Um exemplo é o livro de Meg Cabot chamado "Tamanho 42 não é gorda" 

Fantasy Lit - Qualquer chick-lit que aborde como tema centro personagens/coisas típicas da ficção, como magia, bruxas e vampiros. O Fantasy Lit é dividido em:

  • Time-travel ou Paranormal Lit - Narrações que se tratam de viagens no tempo, ou de ações paranormais por parte dos personagens 
  • Fantasy Lit - É aquele que envolve a magia, os poderes sobrenaturais e a bruxaria 
  • Vampire Lit - Quando se trata de uma heroína vampira ou que, pelo menos, tem alguma relação com vampiros. Ex: "A Caçadora" 
Working Girl Lit - A protagonista retrata o seu cotidiano e principalmente o trabalho. 
Exemplo: "A vida é uma festa" e "Uma cama para três"
Lad Lit - É o chick-lit que é narrado por homens e os tem como protagonista. Exemplo: "Nick e Norah: uma noite de amor e música"

Fontes: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História