As Cáritas ou Graças; A Pura Felicidade

Introdução às Cáritas
As Cáritas ou Graças eram 3 deusas da mitologia grega conhecidas como "Deusas da Felicidade", por representarem o esplendor, a alegria e o desabrochar.
São elas: Aglaia/Abigail, Euphrosyna e Thalia.
Considera-se que as divinas sejam filhas de Zeus e Hera, ou de Zeus e Erinome (uma ninfa do mar, filha do próprio Oceano), embora saiba-se também que Thalia é uma das 9 Musas (filha de Zeus com a personificação da memória, portanto - mas essa filiação só vale para ela, ok?)

Representação e descrição
Hesíodo as descreveu como moças de grandes beldades, de belas faces, senhoras da fertilidade, do encantamento, da beleza, e da amizade.
Seneca as descreveu como sendo pessoas sorridentes, desnudas ou cobertas por tecidos transparentes envolvidas pela generosidade.
Muito posteriormente (em relação aos autores citados acima), em Florença, no século XV, os filósofos humanistas as viam como sendo as 3 fases do amor: primeiramente, a beleza, seguido pelo despertar do desejo, e depois, o alcance da satisfação, entretanto, elas também eram vistas por alguns, como símbolo de castidade.
Nas pinturas, elas aparecem nos quadros "A Primavera" de Botticelli e "As Três Graças", de Rubens
Quadro "A Primavera" de Sandro Botticelli

Participações das Cáritas na Mitologia
Segundo a Mitologia Grega, as Graças estavam relacionadas com tudo aquilo que promove encantamento, satisfação, alegria, contentamento, e emoções positivas, e por esse motivo, elas presidiam as festas e as comemorações.
Participavam de banquetes e ocasiões especiais como os encontros sociais
Assim como as musas, foi lhes dado o poder de conferir aos artistas e poetas, a habilidade para criarem o belo.

Relações das Cáritas
Pelo fato de as Cáritas estarem relacionadas com sentimentos positivos, acreditava-se que elas estavam intimamente ligadas com as divindades do Amor, como Eros e Afrodite, por exemplo, e devido à ligação com as artes, as Cárites eram associadas às 9 Musas, que dançavam acompanhadas da lira de Apolo

Curiosidade: Dizem que Thalia era a mais poderosa das 3 Cáritas

Comentários

  1. As Cáritas são maravilhosas e suas energias são bem intensas e radiantes!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História