A Era Vargas - Um "novo" Brasil

Quando Getúlio Vargas assumiu o poder na década, o café ainda era o principal produto do Brasil, mas por causa da Quebra da Bolsa de NY, os EUA pararam de comprar o café.
Assim, Vargas teve de comprar os excedentes de café, sendo que boa parte disso foi queimada.
Nessa mesma época, os cafeicultores vão começar a perder prestígios e atenção do governo, já que Vargas vai investir na indústria e voltar sua atenção à burguesia, pequenos comerciantes (comércio interno) e atenderá às necessidades dos pobres, por isso conhecido como "Pai dos Pobres"
No seu Governo Provisório, fechou o Congresso Nacional e as Assembleias Estaduais, substituindo os governadores por interventores escolhidos pelo próprio presidente.
Vale ressaltar que, considerando o fato de Vargas ser populista, ele vai mexer com todas as camadas sociais, inclusive aquelas que não tinham tanta atenção/participação na República Velha, como por exemplo: camada média, militares, comerciantes e industriais urbanos.
Em 1933, elegeu-se uma assembleia, e a partir daquele momento, nosso País seria baseado em uma nova constituição. Ela estabelecia entre outras coisas:

  • Voto secreto / feminino
  • Legislação Trabalhista (salário, férias, bonificações, etc)
  • Criação do mandato de segurança e da Justiça Eleitoral
Vargas assumiu constitucionalmente no ano de 1934, mas tinha um regime de caráter fascista: nacionalista, forte, centralizado, militar e anticomunista.
Assim, vão entrar em choque 2 grandes partidos:
AIB: Pessoas da elite, que apoiavam o Regime de Vargas, e como tal, defendiam que o nosso país precisaria ser forte e centralizado
ANL: Faziam parte desse grupo, os opositores de Vargas (comunistas, socialistas, e um grupo de Tenentistas), que defendiam um país mais livre e liberal, que implicava na maior participação popular.
Entretanto, a ANL foi fechada e declarada ilegal, e o que foi dito ao povo, foi que os comunistas iriam assustar as pessoas, com um regime anti-democrático.
Mas, entre os dias 23 e 27 foi feita uma Intentona Liberalista, a qual, foi facilmente sufocada, e com isso, o governo simplesmente decretou estado de sítio, e a Polícia Especial de Vargas, iniciou uma repressão extremamente violenta e sistemática, sendo que foram presas mais de 10.000 pessoas
Em 1937, Vargas dá um golpe político, instaurando uma ditadura, que perdurou até 1945.
Nesse período o governo começou a intervir na economia nacional, e a maior parte das empresas aqui existentes, tornaram-se meras estatais.
Mas, durante os últimos anos da Segunda Guerra, o governo estava em uma tremenda crise, e em 1944, as pessoas já estavam fazendo alto número de protestos para a redemocratização nacional, e então, em 2 de dezembro, Getúlio dá o seu (querido) cargo ao General Dutra, que assume a Presidência de 1946 até 1951.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

William Shakespeare:Romeu e Julieta-Trecho; A "Cena do Balcão", Ato II, Cena II

Yuki Furukawa (古川雄輝)

A Viagem de Chihiro - As Metáforas por trás da História